domingo, 16 de outubro de 2011

FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA (FAETEC) ABRE INSCRIÇÕES PARA 2012

As inscrições para ingresso nos cursos de ensino técinco de nível médio na forma integrado,curso de ensino médio (antiga formação geral) e normal de nível médio, para o 1º (primeiro) semestre de 2012, estão abertas no período de 13/10 a 09/11/2011, e a prova é 18/12/2011. Não deixe para a  última hora, faça já sua inscrição.
http://200.150.155.210/FAETEC_2012.1/

A importância de não sermos gananciosos e egoístas com relação ao crescimento profissional e pessoal.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

"OVOS CHACOALHADOS"


“OVOS CHACOALHADOS”

Aconteceu em Realengo, numa Escola Pública, no subúrbio do Rio, no dia 22/09/20111, às 13h00min horas.
Alunos do 9º ano aguardavam por seu alimento diário: a merenda, quando foram informados pelos manipuladores de alimentos (APAS), que o frango para suas refeições havia acabado só restando um pouco de caldo de feijão no fundo da panela e beterraba ralada cozida junto com o arroz. Por ser a escola de horário integral, os alunos insistiram pelo direito de se alimentarem; quando contemplaram a traumática situação de ver os manipuladores quebrar em uma jarra de suco, dúzias de ovos, adicionarem água, mexerem com uma colher e lançar na panela, na tentativa de oferecer o famoso cardápio conhecido como “ovos mexidos”.
De imaginar a aparência desse alimento, dá repulsa; quanto mais ver descortinar sob seus olhos, o que pode pensar um cidadão nesse momento? O que querem me dizer com isso?
Indignados e cansados de conviver com a péssima apresentação e qualidade da merenda desde o início do ano letivo, os alunos cobraram da direção providências, que sem alternativas ofereceu por volta das 15h30min horas, um pão com requeijão.
Considerando a entrada às 08h00min horas e a saída às 16h00min horas, é no mínimo um tanto quanto ante pedagógico. Pois não dá para começar a pensar em aprendizado com “barrigas vazias”, pois neurônios não são estimulados sem nutrientes.
Entre tantos os problemas vividos no GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA, desde o início do ano; a MERENDA foi sempre a maior reclamação de alunos e responsáveis, que relatam ainda: perda de peso, dores de cabeça, gastrite, tonturas, e exagerada fome ao chegar a casa. E estavam tentando desde então, uma solução junto à direção, que sempre relatava estar resolvendo, inclusive pedindo aumento da quantidade de proteínas junto a Secretaria Municipal de Educação, e que era problema do Instituto de |Nutrição Annes Dias (INAD) que elaborava os cardápios. Os alunos e responsáveis sempre rebatiam dizendo que o problema não era a quantidade e sim a forma que os alimentos eram preparados, pois o arroz era cru, feijão duro, carne cozida com legumes ralados jogados por cima da carne com o fogo já apagado, insuportáveis cheiro de podre na preparação do mesmo, e como os próprios alunos classificavam: uma lavagem.
Que pena, logo no momento mais brilhante da educação carioca, que a Secretaria de Educação vem investindo alto, tentando implantar o novo modelo de educação para a cidade, com um lindo e maravilhoso projeto “GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA”, que visa principalmente elevar os índices de aprendizado o IDEB, cuja posição do Brasil é a 95ª no ranking mundial em 2008.
Pior ainda, foi no dia 27/09/2011 por volta das 13h30min horas, depois de uma reunião de quase 5 horas, com a direção, representantes do INAD e da 8ª CRE, ao tentar deixar a escola, alunos nos rodearam clamando para que falássemos a eles, que não passariam mais fome naquela escola, e que a partir de agora teriam comida gostosa sempre.
Que terrível foi essa cena, nos faz chorar até agora.
Verdade, é que se alimento não é a primícias do projeto pedagógico, o que mais será?
Como se mostrar diante do mundo como um país vencendo o analfabetismo e a fome, com tanto descaso?
E nós pais e responsáveis como diremos a esses brasileirinhos, que é preciso respeitar as pessoas, ter caráter e dignidade, e mais como ensiná-los a serem cidadãos e terem orgulho da sua Pátria.
Ana Lúcia Amorim de Castro

domingo, 9 de outubro de 2011

Uma imagem vale mais que mil palavras

Basta ver o vídeo ...



Reportagem sobre alimentação escolar - Mais você - Ana Maria Braga
Data: 18/07/2011 Reportagem feita pela produção do Mais você sobre a alimetação escolar Brasileira. Foramvisitadas algumas escolas do Rio de Janeiro e alguns...>

O cidadão merece respeito

Em face a todas as reclamações de  alunos e responsáveis quanto a merenda escolar desde do início do ano letivo, no Ginásio Experimental Carioca Nicarágua, e após a crucial  forma que os manipuladores de alimentos apresentaram  o famoso "ovos mexidos", no dia 22/09/20111, às 13:30 na escola, para alimentar seu maior patrimônio : o aluno.
No dia 23/09 estiveram na escola dois responsáveis para conversar com a Direção quanto ao ocorrido, foi então marcada uma reunião com os responsáveis pelos alunos do 9º ano, para 27/09/2011 às 8:00 horas.
 No mesmo dia, ao sentar para almoçar,  uma forte indignação, tomou conta de nós, ao lembrar que nossos filhos estão na escola sem alimentarem;  nos fez tomar algumas providências. Entramos em contato com a Srª. Maria de Nazareth M. de Vasconcelos, coordenadora de Educação da Secretaria Municipal de Educação (SME), fomos gentilmente atendidos por sua assessora Srª Suely, que nos orientou a proceder  a reclamação junto a 8ª , por questões hierárquicas. No órgão citado fomos atendidos pela Srª Valéria, que solicito-nos a formalizar a reclamação junto a ouvidoria, onde fomos atendidos pela Srª Sandra que prontamente nos informou que tomaria as devidas  providências.
Também encaminhamos um emai-l ao Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Vereador Paulo Messina, que também ficou de tomar providências.
Na reunião do 27/09/11, estiveram presentes representantes do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), representantes da 8ª Cordenadoria Regional de Educação (CRE), e a presença de 12 responsáveis.
Na qual somente agora em setembro/2011, foi apresentado aos pais o cardápio e o catálago de  preparação dos alimentos pelas nutricionistas daquele instituto, o qual não parece estar sendo cumprido na íntegra, porque se fosse, talvez não tivessem tantas as reclamações. Também foi identificado que a culpa pela péssima qualidade da merenda, era dos manipuladores de alimentos (APAS), que foram transferidos imediatamente, sem ao menos que pudéssemos ouvi-los; por que estavam tratando nossos filhos daquela forma?
No dia 05/10/2011, o Presidente da Comissão de Educação e Cultura com sua comitiva, esteve na escola apurando os fatos, conversando com os alunos, a aluna representante do CEC , profissionais da escola, um representante da 8ª CRE e um pai de uma aluna da turma 1901. Estamos no aguardo das providências e logo informaremos mais notícias.
Afinal os jovens cidadãos cariocas e brasileiros merecem respeito.
Obrigada e até breve.

O retorno

Olá, visitante, estive meio sumida,  por algumas decepções com a escola. Mas "o soldado que põe a mão no arado, não pode olhar atrás", estamos de volta com muitas novidades, gostaram do novo design do blog?
Um sonho quando nasce no coração humano, não pode morrer antes de tornar-se realidade.
Precisamos nos unir para melhorar o Ensino Público desta cidade, porque  nossos jovens têm o direito, de competir com igualdade, quanto cidadãos cariocas e brasileiros em todas as suas empreitadas.
" Depende de nós, que esse mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito"...
Somos livres para voar, livres para sonhar, como as borboletas.

Reunão de pais em 06/08/2011

No dia 06/08/2011, sábado 9:00 horas, foi realizada uma reunião com os responsáveis, para apresentar as atividades realizadas no 2º bimestre pela escola. Que pela 1ª vez , foi feita no Pátio da Escola, e conseguiu reunir de uma só vez 180 responsáveis. Esteve presente a representante da 8ª CRE  Srª. Luciana G. de Sales Araujo, que elogiou o trabalho da escola. 
Apenas um" lembrete", talvez a Professora Andreia Prestes, tenha esquecido de comentar que me passou a oportunidade para que eu falasse do Blog dos responsáveis,  e que eu solicitei maior participação dos mesmos na vida escolar,  para contribuir com o melhor desempenho dos alunos, pois seus filhos esperam  isso deles.
Que pena que nesta grande oportunidade com tantos responsáveis presentes, não foi mencionado o assunto : merenda; a maior das reclamações dos alunos e responsáveis desde do início do ano letivo.