quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tudo é desculpa...




As fotos são de alunos do GECNICARAGUA, tirados com celular, com tantos trágicos acontecimentos com relação a merenda da escola, essa é só mais uma evidência do desrespeito à cidania, praticado contra o maior patrimônio da escola: o aluno.
Se nem a lata de lixo pode estar tampada, e de preperência longe da bandeja de frutas. O que mais foi prioritário para a escola.
Atribui-se tudo, segundo relato da própria gestora, que os próprios alunos depredam o patrimônio público.
Incabível que com tanto esforço da Secretaria de Educação e todo investimento em presenteá-los com mobiliários novos e uma reforma em todo ambiente escolar, e em tão pouco tempo o espaço esteja tão danificado assim, tudo são os alunos que quebram, será que estamos falando de uma porção de vândalos?
O que será que falhou?
Quem sabe tenham esquecido de incluir no programa aulas de cidadania, quem sabe esqueceram de lembrá-los que tudo isso era um privilégio, que a escola era a única em toda a CRE, que tinha sido escolhida para ser um modelo diferente, e a importância de se conservar o patrimônio público.
Ou será que todo o desrespeito cometido para com os alunos, a começar pela merenda desde o ínicio do ano, a maior reclamação por todos da escola, pois quando se ofereçe a comida como ofereciam a estes jovens, qual foi a leitura que estes fizeram; sem contar que as promessas feitas no final de 2010, até setembro/2011, não foram cumpridas: a saber quanto os notebooks; as salas ambientadas; água para banho após as aulas de educação físicas; o papel sanitário nos banheiros, que aliás sem suporte para os rolos, os mesmos só poderiam parar dentro dos sanitários; as portas dos banheiros caindo em cima dos alunos; a sala carinhosamente apelidada de "piscinão de ramos", que como alternativa para aulas, era feito um círculo em volta da poça que se fazia na sala nos dias de chuva. Os armários que em setembro ainda continuam virados para as paredes, sem uso.
A tristeza é que a escola tinha tudo para ser uma excelência, o nível dos professores é ótimo, existem lá ainda os que são verdadeiros educadores, compromentidos em transformar e trazer luz e libertaçãos aos alunos, e toda tecnologia a disposição, não foram capazes de trazer uma forma diferenciada para um melhor o aprendizado.
Fica a pergunta, quem faltou primeiro com respeito?
Quem foi mais vândalo?
Afinal matar sonhos é algo mais cruel que a pior das maldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário